PLANO DE CURSO - História Professor: Flávio di Souza / Turma: 8º Ano / Ano: 2019



Unidade I :
O mundo contemporâneo: O antigo regime em crise
Capítulo 1:
Passagem do mercantilismo para o capitalismo: Analisaremos os acontecimentos que alteraram a rotina do trabalho e a cultura.
Capítulo 2:
O Iluminismo: Analisaremos as reações da Europa contra o já saturado antigo regime e a busca pela racionalização da sociedade.
Capítulo 3:
Das Revoluções Inglesas à Colonização da América do Norte: Analisaremos revoluções ocorridas na Inglaterra e a colonização da América do Norte.
Banco de Questões
Questões de vestibular Cap. 1, 2 e 3: Simulado realizado anteriormente a avaliação final
Unidade II:
A Era das Revoluções
Capítulo 4:
A Revolução Industrial: Analisaremos o processo de industrialização e as características do movimento trabalhista, bem como seus efeitos na sociedade.
Capítulo 5:
Da Revolução Francesa ao Período Napoleônico: Analisaremos a sociedade francesa e os aspectos que levaram a revolução e a ascenção de Bonaparte.
Modulo
extra
A vinda da Família Real para o Brasil: Analisaremos detalhes da transferências da corte portuguesa para brasil e seu efeitos sobrea colônia.
Capítulo 6:
Dos movimento emancipacionistas ao Governo de D. Pedro I: Analisaremos os aspectos que culminaram na emancipação da colônia brasileira e o reinado de D. Pedro I.
Banco de Questões
Questões de vestibular Cap. 4, 5 e 6: Simulado realizado anteriormente a avaliação final
Unidade III:
Os processos de Independência nas Américas
Capítulo 7:
A independência dos EUA: Analisaremos o processo de libertação das colônias inglesas na América, bem como os primeiro passos da superpotência.
Capítulo 8:
A expansão dos Estados unidos e a Guerra Civil Americana: Analisaremos as fases e formas dos EUA, sua estruturação, expansão e alterações .
Capítulo 9:
A emancipação politica da América Espanhola: Analisaremos o contexto no qual os países americanos conquistaram a libertação da Espanha.
Capítulo 10:
A condição das populações indígenas e negra no continente americano: Analisaremos aspectos das civilizações nativas da América, bem como o processo de escravização negra que se perpetuou no continente.
Banco de Questões
Questões de vestibular Cap. 8, 9 e 10: Simulado realizado anteriormente a avaliação final
Pesquisa:
Construção de livro: Produzir por meio de pesquisas livro “Raízes da América” contextualizando da ocupação a dominação dos povos americanos.
Unidade IV:
O Brasil do Século XX
Capítulo 11:
As Regências brasileiras: Analisaremos aspectos políticos  e sociais do período transitório entre os reinados no Brasil.
Capítulo 12:
O Segundo Reinado brasileiro Analisaremos os acontecimentos do período da história do Brasil que compreende 49 anos, que se iniciou com o fim do período regencial e findou-se com nascimento da República.
Capítulo 13:
As Revoltas Liberais, o nacionalismo e o socialismo: Analisaremos as ideais e pensamentos sociológicos que contrapunham o capitalismo emergente.
Capítulo 14:
O Neocolonialismo: Analisaremos as fases e formas de governo do mundo europeu, sua estruturação, expansão e alterações no século XX.
Questões
Questões de vesti Cap. 12, 13 e 14: Simulado realizado antes avaliação final

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.