Atividade 2 - Iluminismo

Construa em seu caderno um texto curto que apresente as principais características de um dos pensadores iluministas, para ajuda-lo na produção ouça a parodia a seguir, acompanhe sua letra e realize leitura do seu material.




Confere a letra pra acompanhar a música e compreender melhor as informações.


ILUMINISMO Música: Garçom (Reginaldo Rossi) PARTE I Rousseau, na lei todo mundo é igual. O povo mandar é legal. Cuidado com o tal de Voltaire. PARTE II Ô John, o homem é um papel em branco. Por isso estou lhe sendo franco. Sua mente vamos iluminar. PARTE III Saiba que o Diderot resolveu inventar a Enciclopédia para a organizar tudo aquilo que o homem conseguiu pensar. PARTE IV Eu sei que Montesquieu vai querer dividir o Estado em três pra poder controlar o modelo inglês que quer implementar. REPETIR PARTES I, II E III. PARTE V Eu sei que o Iluminismo vai provocar uma série de coisas que ainda vão rolar. Afinal para a ciência o que importa é a razão.


Se liga na ideia geral pra nortear tua  produção

Principais filósofos iluministas 

Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.