PLANO DE CURSO - História Professor: Flávio di Souza / Turma: 6º Ano / Ano: 2019
Unidade I :
|
Tempo, espaço e formas de registro / Crescente Fértil e a Dadiva do Nilo
|
Capítulo 1:
|
Aprendendo
a estudar História: Analisaremos a importância de conhecer o passado para
compreender o presente, descobrindo como é construída a história.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 1: Simulado realizado anteriormente a avaliação parcial
|
Capítulo 2:
|
A Origens das espécies:
Analisaremos as teorias da origem humana e suas relações de coexistência com
as necessidades naturais e sociais da época.
|
Capítulo 3:
|
A Pré-história: Os caminhos da
humanidade: Analisaremos o período de maior extensão da historia,
conhecendo as evoluções político-sociais do recorte.
|
Capítulo 4:
|
A Mesopotâmia: o Crescente
fértil: Analisaremos formação e as
estruturas sociais das civilizações que se desenvolveram entro os rios Tibre
e Eufrates.
|
Capítulo 5:
|
Egito Antigo: a história do
seu povo, dos faraós e de seus deuses: Analisaremos as características e
as contribuições da civilização egípcia na antiguidade.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 2, 3 e 4: Simulado realizado anteriormente a avaliação
final
|
Unidade II:
|
Antiguidade Oriental e Ocidental
|
Capítulo 6:
|
Os hebreus
e sua crença monoteísta: Analisaremos aspectos culturais, geográficos e
políticos da primeira civilização monoteísta.
|
Capítulo 7:
|
Os
fenícios e os Persas: Analisaremos
aspectos culturais, geográficos e políticos destas grandes civilizações.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 6 e 7: Simulado realizado anteriormente ao teste.
|
Capítulo 8:
|
Os reinos
africanos: Analisaremos o processo de formação e principais características
dos povos que se desenvolveram na África.
|
Capítulo 9:
|
A Grécia:
Pré-Homérica, homérica e arcaica: Analisaremos os acontecimentos que
culminaram na formação do povo grego e as características das duas maiores
cidades-estados gregas.
|
Capítulo 10:
|
A Grécia
da democracia a conquista da Macedônia: Analisaremos as heranças da
civilização helênica, bem como os fatores que levaram ao seu declínio.
|
Modulo extra
|
Alexandre
o Grande: Atividade de resenha e resumo por meio da leitura do modulo
extra com acompanhamento.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 8, 9 e 10: Simulado realizado anteriormente a avaliação
final.
|
Unidade III:
|
“ Todos os caminhos levam a Roma”
|
Capítulo 11:
|
A Roma
Antigo: da monarquia à primeira fase republicana: Analisaremos os aspectos
da formação da Monarquia e os
primeiros passos republicanos.
|
Capítulo 12:
|
A crise da República romana:
Analisaremos as fases e formas da república romana, sua estruturação,
expansão e fim.
|
Capítulo 13:
|
Do império
à força cultural romana: Analisaremos o império romano, sua estruturação,
expansão e queda, bem como as heranças da sua cultura.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 11, 12 e 13: Simulado realizado anteriormente a avaliação
final
|
Pesquisa:
|
Construção
de livro: Produzir por meio de pesquisas livro “Antiguidade e Fé” contextualizando as crenças religiosas dos
povos da antiguidade.
|
Unidade IV:
|
Ascensão e as novas organizações politicas.
|
Capítulo 14:
|
Organização
politica no continente africano: Analisaremos os aspectos
politico-culturais e sociais dos reinos africanos.
|
Capítulo 15:
|
Da
formação dos reinos bárbaros ao Império Bizantino Analisaremos os
acontecimentos que promoveram a divisão do império romano e a formação de uma
nova potência.
|
Capítulo 16:
|
A Alta idade Média: Nasce
a Civilização Medieval: Analisaremos o processo de formação doo feudalismo e
sua origem Romano-germânica.
|
Capítulo 17:
|
A Baixa idade Média: a crise
do mundo feudal: Analisaremos o contexto de fim do sistema feudal e o
rebento comercial.
|
Banco de Questões
|
Questões
de vestibular Cap. 15, 16 e 17: Simulado realizado anteriormente a avaliação
final
|
Nenhum comentário